TV Vitória

As obras de dragagem do Porto de Vitória deverão ser concluídas até o final do mês de agosto deste ano, segundo informações do superintendente geral da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Marcos Bressiani. Com a finalização, e a operação do Porto em 24 horas, após a conclusão das obras do Portal Sul, a expectativa é de que a movimentação de cargas passa de 800 toneladas para 2 milhões de toneladas por dia.

“Depois das obras de ampliação do cais de Vitória, principalmente dos berços 101 e 102 a gente tem uma expectativa de aumentar as exportações em 20% esse ano, em função da movimentação de cargas que está para acontecer aqui em Vitória, principalmente mármore e granito. A nossa capacidade, antes dessa obra era de aproximadamente 800 toneladas, e a gente passa para 2 milhões de toneladas só no Cais de Vitória”, explica Bressiani.

As obras também deverão contribuir para que as exportações de mármore e granito voltem a ser realizadas pelo Porto de Vitória. Devido às condições de profundidade do Porto de Vitória, essas exportações são realizadas atualmente pelo Porto de Ubu, Praia Mole. No caso das produções realizadas no sul do Estado, muitos empresários preferem exportar o material até pelo Porto do Rio de Janeiro, devido os altos custos do transporte e embarque por Vitória.

“Esses navios que atracam aqui e no Rio de Janeiro vão ter a mesma capacidade. Aumentando calado aqui, estamos ofertando a esses navios a embarcarem com capacidade total. Temos ainda os terminais retroportuários especializados no armazenamento desse granito, e mandam para o porto direto em caminhões. É uma operação direta, sem outros tombos de carga e redução de custos para o importador”, garante o superintendente.

As obras de dragagem do Porto de Vitória e os desafios do comércio exterior estão entre os assuntos abordados pela Série Logística é Solução da TV Vitória/Record. Ao todo, dez reportagens especiais serão exibidas no programa Fala Manhã, às 07h15, com reprise no Jornal da TV Vitória, às 19h45. Acompanhe!