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Série “Logística é a Solução”: Viana pode se tornar a capital nacional da logística

Untitled 43.avi_snapshot_07.35_[2014.05.28_11.38.02]A oitava reportagem da Série “Logística é a Solução”, exibida nesta quarta-feira (28), no programa ES no AR da TV Vitória/Record, mostra os serviços e o apoio que os municípios da Grande Vitória oferecem para atrair novos investimentos.

Viana é a cidade capixaba que quer ser a capital nacional da logística. Sonhos ambiciosos para o município de 62 mil habitantes, que até pouco tempo era o primo pobre da região metropolitana. “Nós estamos fazendo obras, estamos com o PO 200. 200 obras em dois anos. Nós já estamos com mais de 150 obras em todos os bairros de Viana, atendendo a população e atendendo o empresariado que procura a prefeitura”, destaca o prefeito, Gilson Daniel.

O município é cortado pelas BRs 101 e 262 e, em breve, com a construção da ES-388 terá uma ligação direta com a Rodovia Darly Santos e o Porto de Capuaba. Por isso, a administração incentiva a implantação de empreendimentos do setor de logística. Já há pelo menos oito em andamento. “São oito projetos que vão atender grande parte da nossa BR. São grandes condomínios logísticos. Além daquele que nós tínhamos antes, o Aluviano, temos mais sete grandes condomínios que vão fazer com que a cidade de Viana realmente se torne a capital da logística”, disse Gilson.

O mais adiantado desses projetos fica na BR-262, no bairro Vila Betânia. A Log Viana é um condomínio logístico composto por quatro galpões destinados à estocagem e à distribuição de mercadorias. “A gente identificou Viana pela ligação com Minas Gerais e Rio de Janeiro, pelas BRs 101 e 262, como sendo uma localização ideal para montarmos nosso primeiro empreendimento no Estado. Começamos essa prospecção e enxergamos também um grande potencial em termos de clientes, que foi o que buscamos nesse empreendimento”, destaca o diretor de operações da Log Viana, Márcio Siqueira.

A previsão é que as obras estejam concluídas até julho deste ano. Serão 60 mil metros quadrados de galpões prontos para receber empresas do setor logístico e até pequenas indústrias. A localização estratégica do município de Viana foi fundamental para a escolha do local para a construção do empreendimento.

Os números indicam o sucesso do projeto e, antes do fim das obras, 90% dos espaços já foram contratados. Por isso, já surge no horizonte da empresa a possibilidade de um segundo empreendimento no Espírito Santo. “Nós temos um plano de investimentos para cumprir bem agressivo. Então nós realmente precisamos focar em novas áreas. Nós estamos em 26 cidades do Brasil e, com todo o sucesso que vimos aqui, vamos voltar a estudar algumas áreas da região de Viana ou no Espírito Santo como um todo”, disse Márcio.

A facilidade de acesso às rodovias federais e ao porto motivaram a instalação de uma empresa na Rodovia do Contorno. Atuando em todo o Brasil, Mercosul e também no Chile e Peru, a empresa trabalha com armazenagem, distribuição e transporte. Da base montada em Cariacica são distribuídos produtos de empresas multinacionais, para todo o Brasil. “O grande atrativo dessa localização hoje são as duas BRs. Daqui a gente pega a BR-101 sul, cruza com a 262 e vai para os dois cantos do país”, afirma o gerente de logística da Transilva, Vitor Storck Mattos.

O prefeito de Cariacica destaca que o melhoramento das rodovias tem sido fundamental para esse processo de logística. “Nós trabalhamos muito no melhoramento da Rodovia do Contorno, tanto que o Governo Federal trabalhou em termos de infraestrutura, pavimentação e sinalização. Agora, com recursos da prefeitura, estamos trabalhando a iluminação, até para mudarmos um pouco o hábito de horários de frequentar esse trecho que liga ao norte do país. Por entender do posicionamento geográfico da cidade e pela vocação de logística, podemos trabalhar melhor essas ideias”, disse Juninho.

O município da Serra também quer tirar proveito de sua posição geográfica e infraestrutura multimodal. Por isso, trabalha para a criação de dez pólos empresariais. “Os dez pólos que nós temos são mistos e chamamos de pólos empresariais. Eles são diversificados, e têm planta industrial e logística para comércio e serviço. A indústria tem um peso significativo no nosso município, mas o comércio e o serviço têm mudado devido ao perfil e têm crescido de uma maneira significativa”, disse o secretário de desenvolvimento econômico da Serra, Everaldo Colodetti,.

Além dos terminais portuários que fazem parte do complexo administrado pela Codesa, Vila Velha abriga o maior operador de contêineres do Estado. 34% das operações de importação via contêineres são realizadas por esta empresa, vizinha ao Terminal de Vila Velha. Uma operação que pode crescer 15% logo após a homologação da dragagem do Porto de Vitória. “A gente tem que ter consciência da nossa precariedade. Nós realmente fazemos milagres para o que temos. Somos pouco assistidos pelo Governo Federal, que deveria resolver esses gargalos, como o aeroporto, o porto de águas profundas, as BRs e as ferrovias”, afirma Otto Andrade.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, essa distribuição de infraestrutura ao longo do território faz parte do conceito de plataformas logísticas, que vem sendo desenvolvido pelo governo. “Nós planejamos algumas plataformas e todas elas vão ter ligação direta com rodoviária, ferroviária e aeroporto. A gente vai ter infraestrutura para poder atender a atual plataforma logística de modo que a comunicação seja de fácil acesso”, destaca a subsecretária de Comércio Exterior da Sedes, Mayhara Chaves.

Link vídeo:

http://www.folhavitoria.com.br/videos/2014/05/130342-022-logistica-e-solucao.html

Fonte: Folha Vitória

  

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