Sobre a Apra |  Portos Secos |  Legislação |  Notícias |  Localização |  Links de Interesse |  Fale Conosco
Sindiex faz reunião para apresentar novas regras do MAPA para fiscalização de embalagens de madeira

A Associação das Empresas Permissionárias de Recintos Alfandegados - Portos Secos do ES (APRA) participou de reunião do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), realizada no dia 10/03/2016, para detalhar os novos procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens, suportes e peças de madeira de mercadorias importadas ou exportadas pelo Brasil.


A nova medida foi apresentada pelo Sr. Rafael Riba Otoni (CVIVIGIAGRO/SDA/MAPA). Estavam presentes representantes dos diversos segmentos pertencentes à cadeia comercial e logísitica do comércio exterior capixaba.


Publicadas na Instrução Normativa nº 32/2015 e em vigor desde 1º de fevereiro de 2016, as normas valem para embalagens e suportes de madeira ou peças de madeira que não sofreram processamento suficiente para remover ou eliminar pragas, como caixas, caixotes, madeiras de estiva e de arrumação, entre outros.


“O objetivo desta ação é o de reduzir o risco de entrada de pragas, gerando impactos ambientais negativos no campo e nas cidades. Trata-se de uma medida importante que permitirá ao Brasil preservar contra pragas, expressivos produtos de nossa economia como o papel e a celulose”, afirma o secretário executivo da APRA, Napoleão Gonçalves Penna Filho.


Para debater sobre a implantação do SIGVIG (Sistema de Informações Gerenciais de Importação e Exportação) nos terminais, para interface com o MAPA/VIGIAGRO, uma nova reunião será agendada com os profissionais de TI das empresas importadoras e exportadoras, recintos alfandegados, transportadores, entre outros.


  

Rodovia Governador Mário Covas (Rodovia do Contorno), s/nº Km 281,3 Porto Engenho CEP 29.158-900 Cariacica - Espírito Santo - Tel: (27) 3254-8118 / 3254-8119