Sobre a Apra |  Portos Secos |  Legislação |  Notícias |  Localização |  Links de Interesse |  Fale Conosco
Nova escala de navios liga Porto de Vitória ao Caribe

Rita Bridi   

Os importadores que atuam no Espírito Santo já contam com uma linha marítima com escala semanal direta do Caribe para o Terminal de Vila Velha (TVV), integrado ao Porto de Vitória. A linha é feita pela empresa francesa de transporte de contêineres CMA CGM.

A nova escala integra o serviço Brazex, que liga a Costa Leste da América do Sul ao Caribe. A inclusão é resultado das articulações feitas pelos integrantes da Câmara de Eficiência Portuária, que tem como participantes representantes do governo estadual, sindicatos de empresas de comércio exterior, de transportadoras e operadoras e de terminais portuários.

O Porto de Kingston, no Caribe, é um terminal que concentra cargas de várias partes do mundo, principalmente Ásia e Europa. A entrada de Vitória nessa escala fará com que as cargas originárias desses continentes cheguem ao Estado em menor tempo e com possibilidade de redução de custos, frisa a subsecretária de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Mayhara Chaves.

Outra empresa de transporte marítimo, a MSC, também estuda a possibilidade de voltar a incluir o Porto de Vitória em sua escala. A MSC, por conta da interminável obra de dragagem no canal de acesso ao terminal e dos outros gargalos, excluiu Vitória de sua escala. A resposta da empresa é esperada para o primeiro trimestre deste ano.

Com a nova escala no Porto de Vitória, o serviço Brazex passará a operar em 12 portos distribuídos pelo Brasil, Argentina e Uruguai. O presidente da Log-In Logística Intermodal – que administra o TVV – , Vital Jorge Lopes, disse que a obra de dragagem do porto, com conclusão prevista para este primeiro semestre, tem contribuído para a inclusão do Estado nas escalas.

 


Ele deixou claro, no entanto, que se a obra não for concluída no prazo previsto, será muito difícil manter a capital nas escalas.

12 terminais

1. Manaus (AM)
2. Suape (PE)
3. Vitória (ES)
4. Santos (SP)
5. Rio Grande (RS)
6. Itajaí (SC)
7. Paranaguá (PR)
8. Rio de Janeiro (RJ)
9. Salvador (BA)
10. Zarate (ARG)
11. Buenos Aires (ARG)
12. Montevidéu (URU)

Fonte: Gazetaonline


  

Rodovia Governador Mário Covas (Rodovia do Contorno), s/nº Km 281,3 Porto Engenho CEP 29.158-900 Cariacica - Espírito Santo - Tel: (27) 3254-8118 / 3254-8119